skip to main |
skip to sidebar
Os contos de fadas são bastante ricos em informações, além de ser amplamente conhecidos pelas crianças, o que possibilita um trabalho pedagógico com diversas opções de atividades. Eles proporcionam, além de uma ampla gama de atividades em língua, interagração com outras áreas de conhecimento. Servem ainda para ser trabalhados em diversas fases da escolaridade.Segue abaixo uma lista de idéias úteis para trabalhar com este gênero textual:- Fazer cartões seriados com imagens ou texto para que as crianças os coloquem em sequência;
- Criar um novo final para os contos;
- Elaborar um "Retrato Escrito" das personagens;
- Escrever cartas para as personagens, questionando algumas de suas ações e dando sugestões que possam mudar o rumo das narrativas;
- Criar um poster de "Procurado" para os vilões dos contos;
- Desenhar um mapa com os pontos principais de cada conto;
- Inventar entrevistas para as personagens;
- Elaborar um jornal temático com informações dos contos.
Rapunzel foi um conto escrito pela primeira vez pelos Irmãos Grimm, portanto é considerado um conto alemão. A inspiração para o conto foi uma famosa história italiana chamada Petrosinella, escrita por Giambattista Basille. A diferença principal entre os contos é que, no italiano, uma camponesa tem o desejo de que seu marido colha um pouco de salsinha próximo ao castelo de uma ogra.
Na realidade, Rapunzel é o nome de uma espécie vegetal encontrada na Alemanha; assim como Petrosinella também o é na Itália.
O conto foi publicado do modo como o conhecemos, pela primeira vez, em 1.812 e é um dos contos mais conhecidos mundialmente. Além disso, é considerada uma das histórias com mais adaptações e paródias.
Os estúdios de Walt Disney estão trabalhando, atualmente, em uma versão do conto Rapunzel, com data prevista para lançamento no cinema em 2009.